Sebrae firma acordo com o IAB
Apoiar micro e pequenas empresas (MPE) de serviços de arquitetura, urbanismo e paisagismo, mapear o setor e promover capacitação e aprimoramento em gestão empresarial e inovação. Essas são as principais iniciativas previstas no Aacordo de cooperação geral, firmado entre o Sebrae e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). A colaboração vai durar 36 meses.
No Brasil, segundo dados do IAB, o número de arquitetos já ultrapassa os 100 mil e há cerca de 30 mil escritórios. Mais de 7 mil profissionais se formam anualmente nas mais de 200 escolas de arquitetura existentes. O Sebrae e o IAB querem que as MPE e os empreendedores individuais tenham acesso aos profissionais de arquitetura, urbanismo e paisagismo.
O presidente do Sebrae, Luiz Barretto, destacou que a parceria prevê uma série de etapas. "Após identificarmos esses profissionais, vamos trabalhar naquilo que consideramos importante, que é a gestão empresarial", disse. Ele afirmou que a proximidade do Sebrae com o setor teve início a partir da construção da nova sede da instituição, em Brasília.
Gilson Paranhos, presidente do IAB, elogiou o Sebrae por ter realizado concurso para construção da atual sede, inaugurada em setembro de 2010. Ele ressaltou uma recente conquista do setor: a criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) do Brasil. "Trata-se de um sonho de mais de 50 anos. Isso representa uma revolução na nossa arquitetura", assinalou. Para Gilson, o setor tem muito o que aprender com o Sebrae.
Na visão do diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, o papel dos arquitetos se vincula não só à construção civil, mas também a outras áreas, como design e ergonomia. "Essa característica abre um campo enorme de trabalho e de cooperação com o que o Sebrae faz em todo o Brasil", disse.



